09 dezembro 2015

COMO OLHAMOS O MUNDO?

Durante esse semestre estudei uma matéria chamada Estudo da Percepção, dentro dela abordamos o texto “O Sensível Olha Pensante” o qual me chamou bastante atenção e me fez refletir sobre como é meu verdadeiro olhar para as coisas a minha volta, me fez perceber as o mundo a minha volta de uma maneira diferente, tudo me chama mais atenção, seja no caminho para a faculdade, seja no trânsito com um ônibus lotado e até mesmo na tensão pré prova, criando um interesse em mim que tinha sido, talvez, adormecido: a fotografia.  E com isso eu te pergunto uma coisa: De que forma você realmente ver as coisas? Que sensação elas geralmente te passam? Em que grau de profundidade olhamos para o mundo? E será que realmente sempre olhamos o que vemos? 
Se por exemplo, formos a uma exposição, independente de que seja, e logo na entrada nos entregarmos um panfleto explicando sobra todas as peças da exposição, o que nós faríamos? Será que procuraríamos enxergar cada detalhe das obras individualmente, ou leriamos no panfleto para ter uma “ideia”, no caso já formada por outras pessoas?

Confesso que nunca tinha me feito essas perguntas antes, e paisagens belas com finitos significados passavam direto por minha visão, eu não usava o meu sensível olhar, não procurava um olhar divergente a fugir do senso comum, e é isso que vemos muito entre as pessoas, elas não procuram enxergar além daquilo que lhes mostram, estão satisfeitas com o a opinião de outras pessoas e acabam não tendo sua própria visão de mundo. O sensível olhar buscar exatamente o contrário, é o encontro do seu olhar e o olhar do outro, pode ser o criador de uma obra, de uma roupa, arquitetura ou quem te passou a opinião de alguma coisa.
O olhar das pessoas envolve muito mais do que as experiências vividas em um momento, a uma sociedade ou a sua cultura, envolve todo um contexto histórico, político, filosófico, valores estéticos, éticos e ate mesmo a um grupo ou classe social. Mas, para vermos isso precisamos enxergar com o sensível olhar, ver além daquilo que as pessoas falam, além do olhar do criador, perceber as diferenças das cores, texturas e formas que as coisas nos trazem, não podemos apenas nos satisfazer com o conhecimento vindo de fora, devemos enxergar por meio dos seus significantes para chegarmos ao seu real significado.
Com tudo o que foi dito, agora podemos responder: Como vemos o mundo? As paisagens da nossa cidade, do nosso bairro ate mesmo a nossa rua. Será que usamos o sensível olhar, que percebemos a verdadeira beleza das coisas, o significado que elas nos trazem ou apenas ignoramos e reclamamos deixando o estresse nos tomar conta enquanto poderíamos aproveitar as coisas boas e proveitosas que temos a volta, seja com a fotografia, um passei de bicicleta, um piquenique no parque, existem tantos jeitos de nos fazer despertar esse olhar, o olhar pensante procurar formas diferentes de olhar, mas primeiro para conquistar esse olhar pensante devemos perceber a “forma” do olhar superficial, preconceituoso, reducionista e ingênuo para abrir lugar para o olhar sensível e enxergar através dessas coisas.

                                                     Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário